Guia prático para combinar cores

Quando se fala sobre cores, a primeira coisa que percebemos é que cada pessoa tem o seu gosto. Mas é bem verdade que existem combinações de cores que estabelecem entre si um certo grau de harmonia, mesmo que alguns não gostem. Para entendermos as possibilidades de combinações, é utilizado uma ferramenta conhecida como círculo cromático (círculo de cores). Dividido em cores quentes e cores frias, o círculo é uma representação simplificada das cores percebidas pelo olho humano. Na maioria das vezes ele é representado fatiado como uma pizza, com 12 pedaços, onde cada um deles é representado por uma cor e essas cores são dispostas de maneira a formar um espectro perfeito. Você verá a seguir, um guia prático para combinar cores com harmonia:

Combinações monocromáticas

São combinações da mesma cor em diferentes tonalidades (mais claro ou mais escuro). Entretanto, não são muito vibrantes e, para tornar a harmonia mais interessante, utilize as luzes, sombras e tonalidades da cor principal.

Cores análogas

São cores próximas na roda de cores, onde uma cor domina a combinação enquanto as outras alegram e trazem riqueza para a combinação. Na elaboração da identidade visual, é possível adotar tonalidades semelhantes para criar uma unidade ou intercalar com tons neutros, como bege, branco e preto.

DICA: evite a mistura de cores quentes e frias na mesma harmonia;

Cores complementares

Harmonia de contraste, a combinação complementar acontece quando combinamos duas cores opostas no círculo de cores. O ideal é que uma cor dominante no design gráfico e depois detalhes na cor oposta apareçam no job, deixando-os muito mais surpreendentes!

Tríade de cores

Uma tríade de cores é uma combinação formada por três cores equidistantes umas das outras na roda de cores, conseguindo um efeito visual muito atraente. Aposte em uma tonalidade dominante e as outras duas quando precisar de mais opções em seu job.

Via Consultec Jr

Compartilhe com seus amigos

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *