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Marca, um item valioso para seu negócio!

Marca, um item valioso para seu negócio!

Tenha certeza de uma coisa, investir na marca da sua empresa ou negócio deve ser uma prioridade! Afinal de contas, ter uma marca forte, coerente e bem aplicada, pode ajudar a sua empresa a vender mais, passar confiança, credibilidade e atrair novos clientes! Pense nisso!

Um trabalho de branding, ou gestão de marcas, pode levar muitos anos. Mas quando bem feito, traz resultados extremamente positivos para as empresas. E engana-se quem acha que, este assunto é só para grandes corporações. Os pequenos negócios podem também se beneficiar deste recurso.

Como criar uma marca de sucesso!

Vamos aprender antes de mais nada, alguns conceitos que envolvem o processo de criação de uma marca:

Naming

Significa dar nomes para seus produtos, serviços e até para a sua empresa. Para escolher a melhor opção, leve em conta o seu público-alvo e o quê sua empresa oferece. Seja coerente e não escolha simplesmente o que lhe agrada mais.

Depois de escolhido o nome, é importante checar se ele já existe e/ou já foi registrado: http://www.inpi.gov.br

Sua empresa ou seus produtos têm um bom nome? Pense nisso!

Logotipo

De acordo com o site Wikipedia, o logotipo é um conjunto formado por letras e imagens que identificam ou simbolizam uma entidade (marca, produto, serviço).

Logo significa ‘palavra, significado’. Tipo vem de typos e significa figura. Portanto um logotipo significa Palavra + Figura. É a representação gráfica de uma marca.

Para fazer um logotipo, escolha fontes, símbolos e cores que possuam uma relação com o seu negócio e o mercado no qual você atua ou atuará.

Confira alguns exemplos:

Apple

Apple

As cores da Apple lembram leveza, tecnologia.

Google

Google

Já o Google, quer passar uma ideia de marca jovem e moderna, usando fontes sem serifa e coloridas.

Coca-Cola

Coca Cola

A Coca – cola utiliza letras clássicas e o uso da cor vermelha que, frequentemente está associada a alimentação e a felicidade.

SEBRAE

Sebrae

Passa credibilidade e tranqüilidade aos seus clientes, com o uso da cor azul e das fontes firmes e fortes.

Para fazer um bom logotipo conte com serviços de profissionais, estamos aqui para isso. Nada de chamar aquele seu sobrinho que está fazendo um curso de design! Não é um investimento barato, mas vale a pena. É o nome da sua empresa que está em jogo!

Marca

Muito mais que um logotipo, uma marca é um conceito, que distingue um produto, um serviço e/ou uma empresa. A Marca transmite a mensagem que se deseja passar para nossos clientes. São vários fatores que compõem uma marca, como o nome, o logotipo, as cores, os serviços e os produtos, o preço, a qualidade, o público alvo.

Juntamente com o registro do nome, é muito importante registrar também a sua marca, no site do INPI, que significa Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

O trabalho de gestão da marca, vai muito além de seu desenvolvimento. Envolve sua aplicação em peças gráficas, sites, blogs, materiais digitais, fachadas de lojas e estabelecimento. O preço de seus produtos e serviços, o atendimento que sua empresa faz aos seus clientes, o seu comportamento e de seus funcionários. Tudo isso conta.

Para ajudar você a gerenciar melhor a sua marca, seguem 6 dicas básicas:

  1. Aplique a sua marca corretamente e em locais de destaque em peças gráficas e digitais, como papelaria (cartão de visitas, papel de carta, cupons, etc), uniformes, brindes, folders, sites, blogs, fachadas e etc.
  2. Capriche na fachada da sua loja e no seu site. Essa é a porta de entrada para seus clientes. A primeira impressão é muito importante!
  3. Treine seus colaboradores periodicamente. Eles estão na linha de frente da batalha e estão a todo momento interagindo com o seu cliente.
  4. Mantenha-se isento. Não associe jamais sua marca a partidos políticos e não a envolva em discussões polêmicas e acaloradas. Esta dica vale especialmente para o Facebook. Cuidado com o que você e/ou sua empresa curtem e compartilham.
  5. Ouça seus clientes. A opinião mais valiosa é a deles. Faça pesquisas periódicas sobre sua marca e sua empresa.
  6. Aplique os conceitos. Revise periodicamente os itens acima, veja o que deve ser aplicado e melhorado. Para isso, faça um plano de ação com prazos e metas.

Agora que você já entendeu a importância de possuir uma marca forte, que tal nos chamar para trabalharmos esse conceito juntos?

Via Sebrae

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